As leis de Grice funcionam como normas a serem seguidas pelos interlocutores a fim de tornar compreensível jogo verbal.
Para Grice (filósofo americano) ,o destinatário deve supor que o produto do enunciado respeita certas regras do jogo: por exemplo,que o enunciado é sério,que foi produzido com a intenção de comunicar algo que diz respeito a aqueles a quem é dirigido.
As leis de Grice são: A lei da Pertinência, A lei da Sinceridade, A lei da Informatividade, A lei da Exaustividade.
Com base nos estudos da Leis de Grice, são analisados, então, aspectos da textualidade capazes de contribuir de maneira relevante à analise de textos dialogais.
Obseva-se as duas seguintes tiras:
Tira 1
Tira 2
Na tira 1, Mafalda indaga sua mãe sobre os planos que ela tinha quando criança e interrompe seu questionamento, pois já sabe a resposta. Na verdade, a resposta aparece no quadro três, ao ver a mãe como uma perfeita dona de casa. É interessante observar que a fisionomia da menina muda ao longo dos quadros. No primeiro quadro, ela aparece pensativa; no segundo quadro aparece satisfeita, e no último quadro, a expressão dela é de tristeza, pois sabe que sua mãe é e, provavelmente, sempre almejou ser apenas uma dona de casa. Mafalda esperava que sua mãe tivesse outras ambições, como ter diploma universitário, ou então, trabalhar fora.
O desfecho inesperado é o que provoca o efeito de humor nessa tira, já que a garota muda o que pretendia falar, e o leitor tem que inferir que ela mudou o foco do assunto porque já tinha desco-berto a resposta da pergunta do quadro 1.
A intenção dos três primeiros quadros, da segunda tira, é deixar no leitor o efeito de espanto, já que esses quadros causam um estranhamento em quem conhece a personagem, pois como é de conhecimento dos leitores das tiras, Mafalda não quer ser igual à mãe, pelo contrário, a menina sempre a critica porque deixou de estudar para se casar e ter filhos. Só no último quadro é que o leitor consegue captar a ironia e a crítica feita pela criança. É interessante notar que, nessa tira, no último quadro, a mãe de Mafalda é desenhada sem a boca. Vale lembrar que é pela boca que o ser humano se alimenta e também se expressa, sem levar em conta, é claro, a maneira possível de falar por meio de gestos ou sinais. Sem a boca a mãe da garota não poderia falar, portanto, não poderia ser ouvida. Sem boca para responder, aparentemente ela teria aceitado a ofensa e silenciado.
Nesse conjunto de tiras, aparece o ato de fala expressivo, e também o ato declarativo. No primeiro ato, Mafalda expressa seus sentimentos como, por exemplo: decepção e tristeza; pe-na/compaixão; aversão/antipatia em relação à sua mãe. E no segundo ato de fala, a personagem espera que as mulheres mudem o com-portamento, almejem um futuro melhor.
É possível perceber que nas tiras 1 e 2 houve o ato de fala i-rônico, pois a personagem ironizou ao criticar a situação feminina . A ironia aparece de modo explícito, como por exemplo, nas tiras em que a menina aprece criticando o modo como as mulheres tem agido na sociedade.
Após analisar os atos de fala nas tiras selecionadas, confirma-se que falar uma língua é realizar ações. Os enunciados possuem uma força sincera, pertinente, informativa e exuastiva no qual fazem com que as in-tenções do falante alcancem o ouvinte, para que este realize os atos de fala propostos pelo falante.
Vocês descreveram bem as tiras, mas faltou destacar nas tiras cada Lei. Isso levou a um final confuso e muito sintético em relação ao longo texto destinado a descrição e reflexão das tiras. Vocês dizem que o texto é sincero, mas não destaca os elementos que levam a essa afirmação.
ResponderExcluiresse e um trabalho de Mônica Lopes , como você não mencionou o nome dela pode ser considerado plagio...
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